"Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela." (Mateus 16:16 a 18)
Grandes revelações existem neste texto, três delas são:
· Jesus é o Cristo
A palavra Cristo no original quer dizer ungido, é ungido apenas aquele que tem autoridade. Apenas Reis e Sacerdotes eram ungidos em Israel, então quando Pedro declara que Jesus é o Cristo, ele está entendendo que a autoridade do seu pai o Deus vivo está sobre ele.
És Pedro e sobre esta Pedra edificarei minha Igreja
Vamos para o original destes palavras:
Pedro aqui vem da palavra Petros que quer dizer fragmento de rocha, lasca de pedra.
E Pedra de Petra que quer dizer pedra inteira, rocha grande.
Com isso, é fácil ver que a revelação que Pedro teve é parte de uma revelação inteira e sobre esta totalidade da revelação a Igreja de Cristo seria edificada. Permita-me escrever o texto com base na tradução do original: És um fragmento de rocha e sobre esta rocha inteira edificarei minha Igreja.
Quando a Igreja está sobre esta Pedra
A verdade é só uma, ela vai contra as portas do Hades e a derrubada, tomando assim as almas para o Reino dos Céus, gerando prosperidade, trazendo paz ao mundo, etc. A posição é de quem ataca e não de quem é atacada, quando a Igreja for gloriosa ela resplandecerá a Glória de Jesus e destruirá as portas do império de Satanás.
Para entender a plenitude desta pedra, você tem que saber quem é Jesus. O fato é que Deus ao criar todas as coisas usou a maior arma/ferramenta, ele usou sua própria palavra, em Gênesis 1:3 "Disse Deus: Haja luz. E houve luz." eu amo entender que o falar de Deus traz luz ao mundo, vemos isso em Jesus.João revelou: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus"(João 1:1). Entendemos que Jesus é a palavra/verbo de Deus. Assim tudo o que o Pai tem a dizer é e/ou está em "JESUS", Deus o elevou sobre todas as coisas:
· No Antigo Testamento, enquanto adorava Davi profetizou: "Inclino-me para o Teu Santo Templo e louvo o Teu Nome pela tua benignidade, e pela tua fidelidade; pois engrandeceste acima de tudo o Teu Nome e a Tua palavra" (Salmo 138:2).
No Novo Testamento Jesus declarou: "E, aproximando-se Jesus falou-lhes dizendo: Foi-me dada toda autoridade no Céu (Reino do Pai) e na Terra (Reino do Homem)" (Mateus 28:18)
Então sabemos que "JESUS" é o Cristo de "DEUS".Mas a pedra ainda não foi estabelecida, para isso é preciso entender que autoridade só existe quando nos submetemos a ela. Jesus é Senhor mas não impõe força para que lhe sejamos submissos. Para ilustrar imagine um pai, é autoridade sobre seus filhos mas quando o filho não quer obedece-lo, do que vale a autoridade que está no pai, exceto (é claro) que ele use a força. A questão então é: Toda autoridade foi dada a Jesus, submeta-se a ela e estará protegido por ela, mesmo que custe sua vida, submeta-se.
Quando a pedra é estabelecida?
"Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (Romanos 10:9)
Neste texto a palavra senhor vem do original Kurios ou Kÿrios (dependo do professor de Grego) que quer dizer aquele que possui, o dono, aquele que tem controle, mestre, autoridade suprema. A primeira pedra é estabelecida/encontrada quando nos submetemos a Jesus como nosso dono, como aquele que nos controla e direciona nosso viver, se sua vida não tem evidências de escravidão a Cristo, cuidado com seus alicerces.
Moisés escreveu que com 07 anos de escravidão, qualquer escravo Hebreu seria liberto, depois continuou: "mas se esse servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, a minha e mulher e a meus filhos, não quero sair forro; então seu senhor o levará perante os juizes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com um sovela; e ele o servirá para sempre" (Êxodo 21: 5 e 6)
É essa a liberdade que temos em Cristo:
- Ele nos salva do pecado.
- Nós, por amor, desejamos ser seus escravos.
- Ele trata os escravos como amigos, mas ainda assim devemos obedece-lo pois somos escravos amigos, lembre-se sempre: "Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando" (João 15:14)
Nenhum comentário:
Postar um comentário