domingo, 17 de junho de 2012

Outro Consolador Dentro de Nós!

A água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna… E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade  (João 4:14; 14:16-17).
Devemos notar a condição permanente da habitação do Espírito Santo. É permanente porque é baseada em uma redenção consumada e em Cristo ocupando Seu lugar nos céus. Agora somos parte de uma “nova criação” (2 Coríntios 5:17), temos a vida eterna, e não há nenhuma exigência que tenhamos de cumprir para que Ele permaneça em nós.
Você já pensou na imensa desonra feita ao Espírito de Deus e a Cristo quando negamos a perpetuidade dessa habitação? Se o Espírito pudesse nos abandonar após ter habitado dentro de nós, isso equivaleria a negar o caráter perfeito e duradouro da obra de Cristo. Portanto, Sua obra teria sido inútil e, se o Espírito Santo deixasse o crente, o próprio Cristo teria de deixar o Seu trono na glória também.
O Senhor usa a água como símbolo do Espírito que ministra vida e refrigério. Não importa para onde o homem se dirija em busca de refrigério, seja nos prazeres, na reputação, no poder, na política, na riqueza, ou em qualquer outra coisa, ele será frustrado nessa procura.
Mas podemos perder o frescor que marca os primeiros estágios da vida divina em nós, como os que em Éfeso abandonaram o “primeiro amor” (Apocalipse 2:4).
Nenhuma mudança exterior e visível aconteceu, pois continuavam extremamente zelosos, a verdade era pregada de maneira clara, as doutrinas eram ensinadas com perfeição, e tinham um agudo senso do que era certo e errado. Mas onde estava a exuberância do primeiro amor?
Estou convencido de que não temos a menor idéia do que significa para o Espírito Santo habitar dentro de nós. Se soubéssemos, como seríamos pessoas humildes, como iríamos aborrecer o pecado, seríamos rápidos em nos esquivar até das formas mais sutis do mal, e, acima de tudo, que grande reverência a Deus nos caracterizaria!
Pensemos Nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário