domingo, 15 de agosto de 2010

Tenha a Marca de CRISTO

I Coríntios 12:1-8

Como o próprio Paulo afirma neste texto, Deus não deseja que nenhum de nós seja ignorante a respeito dos dons espirituais, pois, se assim fosse, o Senhor não teria ordenado que o Seu Espírito Santo viesse habitar naqueles que recebem a Jesus Cristo como seu Salvador. E no versículo 8, em particular, Paulo fala sobre a palavra de conhecimento, o dom que é a revelação sobrenatural do que está na mente de Deus. De que o homem não pode conhecer plenamente dentro de sua limitação, mas que através do Espírito Santo recebe lampejos deste conhecimento ilimitado, a fim de que possa, como verdadeiro cristão, interagir no mundo espiritual, conforme Efésios 6:10-20.

O apóstolo Paulo descreve o mundo espiritual como uma hierarquia, e só podemos entrar nele se estivermos orando todo o tempo em espírito. Pois, na verdade, somente quando estamos abertos para receber a plenitude do poder do Espírito de Deus é que somos capacitados, também, a receber a "palavra de conhecimento", ou seja, aquílo que está no coração de Deus, e verbalisa-la, uma vez que através dela nos são reveladas armadilhas de Satanás e coisas outras que estão para acontecer.

Mas há que se tomar cuidado, verdadeiramente orando todo o tempo no espírito, pois todos os dons do Espírito são imitados pelo diabo e seus demónios, a fim de criar confusão, e que neste dom específico ele utiliza a tão conhecida e mentirosa "adivinhação" (Deut. 18:10-12).

Viver uma vida no Espírito gera o que disse Paulo aos Gálatas no capítulo 5:22-23. "... amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio...", que é o viver os frutos do Espírito, desdobrados nos seus tão variados dons, e que, infelizmente, são coisas que não encontramos facilmente nas pessoas do século XX. E aí você pode perguntar então como viver com esses frutos? Mas a resposta já foi dada há pouco, quando afirmamos que através do Santo Espírito de Deus ele nos concedeu a capacidade de vivermos em razão de seus dons, nos quais não há utopia, e que, verdadeiramente, tiram do oculto todos os laços do passarinheiro (Rom. 8:26-28). E isto significa, também, que, em recebendo o dom da palavra de " conhecimento", ainda que o inferno venha contra você com" laços, buscando deixá-lo preso, o Espírito Santo Ihe revelará a verdadeira situação que está ocorrendo no mundo espiritual. Através do que você poderá, então, profetizar, determinando " a materialização de bênçãos que Deus já preparou para a sua vida, e enviando para o abismo, em nome de Jesus Cristo, toda arma que Satanás intentou contra você, pois ela não prevalecerá, segundo a própria promessa de Deus.

Porém, dentro de tudo que foi dito até aqui, é necessário que você entenda que, embora todos os dons do Espírito sejam imprescindíveis para a realização da obra de Deus através de nós, homens limitados e falhos, nenhum deles pode e nem deve prevalecer contra a Palavra. Isso para que não sejamos levados a viver um evangelho de opressão e legalismos, que nos desvie da verdadeira direção a qual o Espírito deseja nos levar. Deus não faz acepção de pessoas. Ele fala com todas aquelas que verdadeiramente O buscam em espírito e em verdade razão mais que suficiente para entender porque não devemos e nem podemos reter uma "palavra de conhecimento". Uma vez que fazendo isto estaríamos impedindo que a bênção chegasse à pessoa para a qual foi enviada.

O Senhor disse a Josué (Josué 1 :5): "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés. assim serei contigo: não te deixarei, nem te desampararei"... e como Nele não há sequer sombra de variação, este é o desejo do Seu coração nos dias de hoje, para que você e eu vivamos dentro dessa mesma dimensão do Espírito Santo. E, se em algum momento você se sentiu enganado, não culpe a Deus por isso, mas tome uma atitude de arrependimento, por não ter ido antes diante do Seu trono, buscar a sua perseverança, como fez Natanael (João 1 :47-50).

Mais do que nunca o diabo tem, nestes dias, liberado os seus "adivinhos", a fim de criar espírito de confusão e tentar fazer com que muitos se percam no caminho de encontrar o único e verdadeiro Deus. Faz-se então necessário que com urgência abramos o nosso espírito para escutar a voz do Espírito Santo de Deus, que pode agir: falando, através da "palavra do conhecimento" dada a alguém sobre quem está a Sua unção; ou, trazendo à mente da própria pessoa o conhecimento do que está acontecendo ou acontecerá. E para que qualquer das duas situações aconteçam, é preciso estar sensível ao mover do Espírito Santo, intercedendo sobre aquilo que Deus nos revelar, pois diz a Palavra que a paz é o árbitro dos nossos corações.

Somente recebemos o dom do conhecimento quando deixamos cair todas as barreiras de nossa alma, isto é, quando temos resistência zero ao Espírito Santo (I João 2:27). Pois somente Ele é quem ensina a hora de orar, profetizar, louvar e manifestar qualquer de Seus, a fim de que você conheça não apenas os planos do inferno, mas principalmente as estratégias de Deus para a vitória plena!

Ap. Estevam Hernandes Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário