terça-feira, 24 de agosto de 2010

“ JESUS “ Meu Sumo Pastor

David Newington

A nossa leitura: I Pe 5:1-4: “Aos presbíteros do seu meio....admoesto....sejam pastores do rebanho de DEUS que está sob os seus cuidados....como supervisores....sem assenhorear-se....porém sendo exemplos....e quando o Sumo Pastor aparecer, vocês ganharão a coroa de vencedor”. O Sumo Pastor designou co-pastores para cuidarem de nós na qualidade de ovelhas de Seu rebanho. (Leia Ef 4:11). “Ele deu alguns para serem....pastores”. A palavra grega “poimen”, usada neste versículo, significa “pastor de ovelhas”, tanto no natural como no espiritual. “Pastor” é simplesmente a palavra latina “pastorem” que significa “pastor de ovelhas”. A nossa palavra “pastagem” vem desta mesma raiz etimológica. Se eu for membro de um rebanho bem dirigido das ovelhas do Senhor, haverá alguns cujo dom é o de pastorear....não somente me liderar, mas também me alimentar. Isto é indicado pela expressão de Paulo “pastores e mestres”. O Salmo 23 me explica o padrão de pastoreamento do Sumo Pastor. Seguindo-se o exemplo - lembre-se I Pe 5:3 de sermos “exemplos para o rebanho” - do Sumo Pastor, os co-pastores que Ele designa ao rebanho nos fornecerão:

ALIMENTAÇÃO -- Salmo 23:1 “Nada me faltará”. Somente o Sumo Pastor pode nos dar uma garantia destas. A boa liderança dos co-pastores serão um fator da provisão do Senhor.

PAZ -- Salmo 23:2 Leia o versículo e observe que o rebanho coletivamente e as ovelhas individualmente não prosperam em condições de comoção e agitação. O rebanho precisa de paz e segurança sob os cuidados do pastoreamento local.

PROGRESSO -- Salmo 23:3 “Ele restaura a minha alma”. Estou usando a palavra “progresso”, porque “restaurar” -- uma estranha palavra hebraica com um som semelhante a “shoob” -- significa “progredir” , sendo constantemente levado de volta ao nosso ponto de partida, e aí então sendo levados uma vez mais para afrente um pouco mais além do que a última vez! É assim que você será instruído sob os cuidados de um verdadeiro co-pastor. As verdades “de raiz” precisam ser continuamente cavadas ao seu derredor e cultivadas para que o crescimento possa continuar.

SANTIFICAÇÃO -- Salmo 23:3 Leia este versículo. Toda a santidade de nossas vidas vem através do “Seu Nome”, e não através dos nossos próprios esforços.

CONSOLO -- Salmo 23:4. Por que você teria esta promessa de consolo, não fosse o fato de o Senhor saber que você às vezes terá que andar através do vale das sombras? O verdadeiro co-pastor sempre terá em mente que o Sumo Pastor comprou o rebanho local “com o Seu Próprio Sangue”. At 20:28 e isto lhe dá um sentimento de grande responsabilidade para com você, e a sua “vara e cajado” serão usados com cuidados e em atitude de oração na sua vida.

PROTEÇÃO -- Salmo 23:5. “Para preparar uma mesa diante de mim na presença dos meus inimigos”. As ovelhas terão muitos inimigos. Será bom para você lembrar-se disto e não desgarrar-se da comunhão íntima com o rebanho. Leia At 20:29. O escritor do Salmo 23, Davi, era um bom pastor. (Leia I Sm 17:34-37).

FELICIDADE -- Salmo 23:5. “Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda”. A cabeça ungida e o cálice transbordante são a sua porção como ovelha do Seu rebanho. O co-pastor sabe disto e também sabe que você pode compreender a sua porção através de um ministério de unção do Espírito. Esta unção deve trazer-lhe tanto sentido quanto alegria. A sua cabeça precisa da unção para proteger a sua mente do mal e da insensatez. Esta mesma unção precisa também trazer uma alegria transbordante na sua vida. Amem!?

FIDELIDADE -- Salmo 23:6. Leia este versículo. A fidelidade do Sumo Pastor para com você faz com que a bondade e a misericórdia o sigam todos os dias da sua vida. No outro lado da balança, a sua fidelidade para com o Sumo Pastor o mantém determinado a “habitar na Casa do Senhor para sempre”, e o seu habitar na Casa do Senhor começa aqui e agora! A fidelidade para com a Casa do Senhor é o sinal de um bom pastor!

Atos Mar/Abr 94

**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário