terça-feira, 17 de agosto de 2010

“JESUS” Meu Precursor

David Newington

Texto: Hb 6:19-20 “Temos esta esperança - uma âncora para a alma, firme e segura.....entrando no santuário interno, atrás do céu, onde JESUS foi antes de nós (como nosso precursor) e entrou por nós - um Sumo Sacerdote eternamente”. “Prodromos” , ou alguém que vai à frente, um precursor, é a palavra singular do Novo Testamento. É usada somente nesta passagem. É uma pena que ela não receba o seu significado especial e apropriado nas versões modernas.

01 - JESUS foi à frente, como nosso Precursor, a fim de fixar a âncora e abrir o caminho para o Porto. A âncora era um símbolo de segurança e esperança muito conhecido em selos e moedas nos tempos antigos. Nas mentes dos leitores de Hebreus, seria compreendido que o Precursor anuncia a chegada ao lar, em breve, de todos os cristãos com segurança - a chegada ao porto celestial. Aleluia! Observe bem: Não seguramos a âncora; é a âncora que nos segura! Ela está firmemente afixada. Ela nunca muda de posição, porém nos leva com segurança “para dentro do véu” , assim como os navios do passado eram levados a seus ancoradouros.

02 - JESUS foi à frente para preparar as nossas “mansões” (Jo 14:2-3). Foram-Lhe necessários seis dias como Criador para desvendar o Universo. Ele tem estado preparando as nossas “muitas mansões” há quase 2000 anos. A Nova Jerusalém (Ap 21) mede 3000 milhões de milhas cúbicas. Qualquer prédio da terra poderia ser construído dentro de um cubo de aproximadamente 300 milhas. Há espaço nas mansões do Senhor para inúmeras populações mundiais (Erich Sauer). Você literalmente crê numa cidade real? Eu creio! “Preparar” significa “guarnecer internamente” e não “construir externamente”. Significa “adequar o interior de um lugar para o conforto de seus residentes”. Portanto, o Céu é algo físico (é um lugar!) O Céu foi guarnecido(preparado!). O Céu é diversificado (muitas mansões!). Lembre-se: Infelizmente, At 1:25 diz que Judas Iscariotes foi para o seu próprio lugar. “O inferno também é um lugar real!

03 - JESUS foi à frente para ocupar o Trono da Graça (Hb 4:14-16; 9:24). Hebreus diz que o nosso grande Sumo Sacerdote “penetrou nos céus” (Hb 4:14), significando que Ele penetrou diretamente no mais alto céu, no próprio Trono de DEUS. Para fazer isto, Ele deixou para trás toda forma terrena de sacerdócio e cerimônias sacerdotais. Precisamos fazer o mesmo também, se quisermos habitar com Ele no mundo espiritual e se quisermos aceitar o Seu Sumo Sacerdócio. Todas as formas terrenas de adoração foram abandonadas (Jo 4:20-24). veja Hb 7:26 “.....um Sumo Sacerdote exaltado acima dos céus”. E também Fp 3:3 “nós que adoramos a DEUS pelo Espírito e não confiamos na carne”. Esta é a única forma de adoração que DEUS aceita daqueles que têm JESUS como seu grande Sumo Sacerdote. A Igreja verdadeira não te, cerimônias e ritos terrenos e visíveis. Ap 13:1-8 prediz o foco final de todas as formas de adoração religiosa terrena. JESUS entrou como nosso Precursor no “santuário interno, atrás do véu” (Hb 6:19-20). “Cheguemos pois com confiança ao trono da Graça (localizado no santuário interno!) para recebermos a misericórdia e a graça em tempos de necessidade” (Hb 4:16).

04 - JESUS foi à frente, mas deixou atrás de Si um exemplo para nós de “entrarmos regularmente”! Leia Hb 10:19-25 “entrar no santuário” - onde o nosso Precursor já entrou pôr nós - é ligado ao nosso entrar” regularmente na Congregação (vers 25). A nossa adoração livre e coletiva como congregação deve ser vista pôr todos os crentes neste nível elevado!

Atos Jan/Fev 96

**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário