sexta-feira, 27 de agosto de 2010

"JESUS" Meu Intercessor

Por David Newington

Texto: Portanto Ele(Jesus) pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a DEUS, porque Ele sempre vive para interceder por eles (Hb 7:25)

(01) O que Significa a Intercessão

A palavra do Novo Testamento tem em si a idéia da pessoa necessitada planejando interceptar aquele que poderia ajudá-la a levar o seu caso diante das autoridades, com, por exemplo, esperando num lugar onde ela sabe que o seu “intercessor” provavelmente viria. Assim sendo, a obra intercessora de Cristo é ativada para o benefício daqueles que fazem um esforço espiritual para se aproveitarem desta Obra.

(02) Porque a Intercessão é Necessária

A nossa referência em Hebreus é com relação a DEUS, o Ser Supremo (Aquele que Se revelou como Jeová, o Todo-Poderoso com relação a Israel, já que Hebreus foi escrita para cristãos hebraicos). Este DEUS, impressionante e decisivo, estabeleceu a JESUS CRISTO, o Seu Próprio e Unigênito Filho, como um “Sumo Sacerdote misericordioso e fiel”, e como o “Homem Cristo Jesus.” Nós (todas as nossas vidas) aparecemos diante de DEUS, através de Jesus, na melhor luz possível! Em Jesus, para Jesus, e por causa de Jesus, em todas as circunstâncias, o crente obtém o melhor negócio possível que o amor e a retidão permitem!

(03) Como a Intercessão Divina de Cristo Funciona

(a) Ela funciona até mesmo antes de estarmos envolvidos nas provações ou aflições, pelas quais necessitamos da intercessão de Cristo. Leia Lucas 22:31-32. Esta libertação não é automática, mas depende da nossa ação, assim como foi descrito na parte (01).

(b) A Sua intercessão funciona infalivelmente, sempre com sucesso! Ele nunca apresenta um caso ruim para o Seu cliente. Por que? Porque a sua intercessão sacerdotal baseia-se “no poder de uma vida eterna (indestrutível)” (Hb 7:16). Uma vida eterna (akatalutou) significa uma vida que não pode ser dissolvida, ou desmanchada, ou desintegrada, ou quebrada! Com uma vida comum isto acontece quando há pressões. Contudo, isto não acontece com a vida eterna que Cristo vive como nosso intercessor. Lembre-se também que:

(c) Cristo não está atuando como nosso “Pacificador” diante de DEUS. Ele não está nos protegendo da ira divina. Isto Ele já fez uma vez por todas no Calvário (Hb 9:26). O que Ele está fazendo é assegurar-Se de que, se desejarmos ter os benefícios do Seu Ministério de Intercessão, desfrutemos uma “salvação completa”, sendo salvos da maneira completa e total que Ele intentou ao morrer por nós - pagando todo o preço para que pudéssemos gozar de uma salvação completa!

(d) Ele está intercedendo por nós em “sociedade divina” com o Espírito Santo (Rm 8:26). Como? JESUS Se identificou com a humanidade através da agonia da redenção através de Sua morte na Cruz. O Espírito Santo Se identifica com a Igreja e dentro da Igreja através de Seu Ministério de Intercessão. Ele compreende o anseio dos cristãos de concretizarem suas salvações pôr completo (Rm 8:23). Ele também, sendo DEUS, conhece a vontade do Pai. É, contudo, a intercessão cheia de amor de Jesus, “como Aquele que morreu por nós”, que nos leva a uma unidade vitoriosa na vida com o Pai, o Filho e o Espírito Santo (veja Rm 8:31-39, especialmente o versículo 34).

(e) Observe, com assombro e estupefação que a Sua intercessão por nós não começou depois que nos convertemos. Isaías 53:12 nos diz que “Ele intercedeu pelos transgressores”. Lembre-se de Rm 5:8 - “enquanto éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós!” Em agonia pelo ódio e maldade dos transgressores que circundavam o Seu corpo em sofrimento, “Ele intercedeu” pôr eles (Lc 23:34). Quantos foram salvos mais tarde? Somente DEUS sabe!

Atos Mar/Abr. 89

**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário