sábado, 21 de agosto de 2010

A Depressão nos Leva a Fugir da Luta (21)

“Basta, toma agora, ó Senhor, a minha alma...” I Re 19:4

Não é de admirar. Elias está no fim de suas forças. Quer morrer. Por que chegou a tão extremada decisão pessoal?

Elias fora convocado por DEUS para reconduzir Israel ao verdadeiro caminho. O povo já não sabia a quem adorar: ou a Javé ou a Baal. Era necessário clarear a questão. No monte Carmelo Elias desmascarou os profetas de Baal. Então o povo descobre que fora enganado o tempo todo pelo rei e seus profetas. A mando de Elias, reage matando 450 homens de Baal. Essa notícia entristece profundamente o rei Acabe. Sua mulher Jezabel trata logo de mostrar seus dentes e ameaça de morte o profeta de DEUS.

Este, desesperado, foge do encalço da polícia real como se fosse um criminoso comum. É que, olhando para si e sua luta reconhece que foi incapaz de chamar o povo ao arrependimento. E nesta atitude, fracassa, pois um sentimento de vazio invade sua vida, abrindo espaço para o medo que o leva a fugir ao deserto. Cansado, quer ficar sozinho para morrer em solidão absoluta. Devolve seu encargo a DEUS, dizendo: Basta! Fiz o que pude e não alcancei mais do que meus pais, pois teu povo continua como antes.


Quem diria! Elias é um fiel retrato daquilo que muitas vezes experimentamos na Igreja Cristã. Como membro participante, líder integrado, presbítero engajado, ou mesmo como pastor, assumimos com muita vontade nossa tarefa de pregar o evangelho. Entretanto, quando as dificuldades apertam, muitos ficam deprimidos e fogem da luta amargurados. Chega! Não quero mais saber da Igreja.

Não será porque fixamos demais o olhar sobre nossa incapacidade de vencer o desafio? -- C. H.

DEUS e Pai. Os encargos na Igreja às vezes nos aparecem maiores do que nossas forças. Então desanimamos e desistimos. Perdoa-nos. Concede que O Teu Espírito nos reanime para o serviço. Em NOME DE JESUS CRISTO . Amém!

A DEPRESSÃO NOS LEVA A FUGIR DA LUTA!

Pense nisso!

**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário