Um homem que estava caminhando pelas ruas da Filadélfia à procura de emprego bateu à porta do escritório de um empresário muito conhecido chamado Girard. Quando o homem lhe pediu emprego, o Sr. Girard respondeu:
- ‘Sim, tenho um trabalho para você. Está vendo aquela pilha de tijolos ali? Leve todos os tijolos para o fim do pátio e empilhe-os novamente.’
Quando anoiteceu, o homem informou que o serviço estava pronto e recebeu o pagamento. Perguntou, então, se haveria mais trabalho para o dia seguinte. Girard disse:
- ‘Sim, volte amanhã e ponha todos os tijolos de volta no lugar onde você os encontrou.’
Na manhã seguinte o homem chegou cedo e começou a trabalhar, sem dizer nada. Durante mais de uma semana, Girard mandou que o homem levasse e trouxesse os tijolos até ter certeza de que podia confiar no novo empregado. A partir daí, passou-lhe uma responsabilidade maior.
No pensamento de Girard, se o homem fosse fiel para trabalhar em uma tarefa insignificante e sem maiores conseqüências, também seria fiel em uma tarefa mais importante.
Talvez seja desta história que surgiu uma das frases mais interessantes que já li:
“Mostre-me um homem que não gosta de fazer coisas pequenas e eu te mostrarei um homem que não é confiável para fazer coisas grandes.”
Você lembra-se da Parábola dos Talentos que Jesus Cristo contou em Mateus 25:14-30? Se não lembra, leia o texto assim que puder. Mas por enquanto, medite neste versículo:
“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu senhor.”
Mateus 25:21
Hoje em dia as pessoas lêem esse texto, mas só prestam atenção na parte que diz “sobre o muito te colocarei”.
Mas se você ler toda a Parábola verá que depois de confiar os talentos aos seus servos, aquele senhor ausentou-se do país (Mateus 25:14). Mas preste atenção no verso 19:
“Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.”
Mateus 25:19
Esse texto deixa claro que aquele senhor viajou e ficou muito tempo fora, mas enquanto isso dois dos seus servos que tinha recebido os talentos, trabalharam arduamente para ganhar o dobro do que lhes tinha sido confiado.
Você tem dado o melhor de si no local onde trabalha?
Talvez você esteja desesperadamente querendo mudar de emprego. Você quer um emprego onde possa ter um salário melhor. Mas, talvez leve um tempo até você conseguir esse emprego.
Enquanto não consegue esse emprego, você mantém-se fiel, dando o melhor de si onde você trabalha hoje? Seu patrão ainda confia em você?
Tenho outra pergunta: Você tem sido fiel nestas tarefas?
Você talvez não queira mudar de empresa, mas está ambicionando um cargo melhor. Enquanto essa promoção não chega, como você tem exercido suas funções?
Lembre-se: trabalhe como se fosse para o Senhor, e não para os homens, e dê o melhor de si, pois estará fazendo isso para o Senhor.
O que Davi fazia antes de se tornar o rei de Israel? Se não lembra, leia:
“Também escolheu a Davi, seu servo, e o tomou dos redis das ovelhas; tirou-o do cuidado das ovelhas e suas crias, para ser o pastor de Jacó seu povo, e de Israel, sua herança. E ele os apascentou consoante a integridade do seu coração, e os dirigiu com mãos precavidas.”
Salmos 78:70-72
Você quer algo mais da vida, algo que seja melhor? Então se mantenha humilde e fiel nas pequenas tarefas que realiza hoje. Deus está te vendo, assim como viu a Davi, e jamais se esquecerá de ti.
Deus te abençoe!
Sérgio Müller