domingo, 10 de fevereiro de 2013

Atrás do "verde e rosa" ou em CRISTO?

        Em Gálatas 2:20, Paulo diz: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.
        O hino da Escola de Samba da Mangueira diz assim:
        “ Atrás da Verde e Rosa Só Não Vai Quem Já Morreu”.
         Ora, um crente, mesmo não sendo um folião desta escola de samba,  e, portanto, não seguindo atrás da mesma, já morreu, conforme a citação bíblica supracitada. Viver pela fé exige uma vida de sacrifícios diários, para que possamos nos entregar Àquele que nos justificou através da Sua morte vicária na cruz.
         Esta carta foi escrita entre os anos 55-60 d.C.,  tendo sido,  provavelmente, a primeira carta que Paulo escreveu aos cristãos. Ela foi endereçada inicialmente às igrejas da Galácia, uma região da Ásia Menor. Seu objetivo precípuo era combater os "judaizantes", ou seja, os judeus que afirmavam que os gentios precisavam ser circuncidados e guardar toda a Lei de Moisés, a fim de conseguirem a salvação eterna. Nela,   Paulo defende a doutrina da justificação exclusivamente pela fé em Cristo, advertindo os cristãos sobre o perigo do evangelho da fé mais obras. Infelizmente, muitos cristãos continuam vítimas  deste engodo.
         Gálatas tem sido classificada por alguns escritores como a carta magna da igreja, por conter, como principal argumento, a defesa da liberdade cristã, em oposição ao ensino dos judaizantes. Estes falsos mestres insistiam em que a observância das cerimônias da lei era essencial para se obter a salvação. Hoje, as seitas são todas judaizantes.
         No capítulo 5, verso 1, Paulo comanda: Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão”.  O cristão que foi salvo pela fé em Cristo está salvo para sempre e não precisa obedecer a exigência alguma que não esteja contida na Bíblia, quer seja de uma organização eclesiástica ou de um líder religioso, pois a liberdade cristã é garantida no Novo Testamento.
         Isso não quer dizer que devamos viver relaxadamente, como bem entendermos. Nosso viver deve ser exatamente o de pessoas que morreram para os prazeres do mundo, vivendo agora pela fé em Cristo e abominando tudo que seja reprovado na Sua Palavra.
         As seitas fazem exigências extras aos seus membros, tentando mantê-lo sob o seu jugo. Mas, qualquer segmento do Cristianismo que agir deste modo deve ser considerado herético. Ser cristão é simples. Basta que a pessoa creia realmente em Cristo e  seja honesto em todos os seus procedimentos. Pois, uma pessoa desonesta não pode ser a morada permanente o Espírito de Deus. Ele exige um luar de respeito para ali morar e vai  mostrar ao crente, através da leitura diária da Palavra que Ele inspirou, a melhor maneira de agradar ao Senhor que o resgatou das trevas para a sua maravilhosa luz.
 Mary Schultze, 09/02/2013 – www.marybiblia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário