terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Quadrangular, 60 anos Pregando a PALAVRA DE DEUS

Homenagem da CÂMARA DOS DEPUTADOS

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Senhores Pastores, pastoras, obreiros,  obreiras e demais convidados

É uma grande honra ocupar esta Tribuna, representando o Partido Verde, nesta justa e merecida homenagem que esta Casa rende a uma das mais estratégicas e queridas igreja evangélica do Brasil – A Igreja do Evangelho Quadrangular, que chega moça, jovem, vigorosa aos seus  60 (sessenta) anos de fundação no Brasil.

Quão grande é meu privilégio em poder fazer parte da história que aqui se escreve hoje, reconhecendo desta Tribuna como membro do Parlamento Brasileiro, como cristão evangélico pastor, filho de pastor e neto de diáconos: portanto a 3ª geração de obreiros de uma família, o inquestionável  valor da Igreja Quadrangular no Brasil.

E faço questão de reverenciar essa amada Igreja também em nome da Igreja O Brasil Para Cristo – Igreja nascida pouco tempo depois da Quadrangular e da mesma matriz, da mesma matéria prima.

Aliás, o fundador da Igreja O Brasil Para Cristo Missionário Manoel de Mello, figura também na galeria gloriosa dos heróis pioneiros, fundadores da Igreja do Evangelho Quadrangular.


Quero cumprimentar os Deputados Mário de Oliveira, Josué Bengtson, Jeferson Campos, André Zacharow e Sabino Castelo Branco pela brilhante iniciativa de apresentarem o Requerimento que deu origem a esta bela Sessão Solene.

Senhor Presidente, nos meados do ano de 1951 um grupo de cristãos começa a marcha sobre terras brasileiras  tendo  como palavra de ordem:   EIA CRENTES AVANÇAI  NADA DE TEMER”.




Eram o quadrangulares que chegavam ao nosso país, capitaneados pelo missionário Harold Edwin Willians,   com o objetivo   de “TENDAS LEVANTAR POR TODO O BRASIL. A PREGAR SEM DESCANSAR NOSSO REI GENTIL”.

E aquele exército de homens e mulheres valorosos em uma CRUZADA NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO conquistou almas, pregou a cura divina, anunciou a volta do Senhor Jesus Cristo, ministrou o batismo com o  Espírito Santo, trazendo assim para o Brasil,   o  movimento de avivamento que tanto precisávamos.

Eram dias de glórias e vitórias. As tendas se estendiam por todas as partes, as pessoas eram curadas, os milagres aconteciam e chamavam a atenção não apenas dos incrédulos, mas também dos membros das outras denominações cristãs.

Os anos se passaram e o exército de quadrangulares  rumou Brasil a fora, marchando e entoando canções com suas alegres palmas proclamando e convidando:  VAMOS  MISSIONÁRIOS SER TODOS NÓS”.  

E os quadrangulares, sem medir esforços, sem medir as dificuldades,  enfrentando muitas vezes  prisões, processos  e as muitas criticas,  até mesmo dos evangélicos da época,  passaram não somente a erguer as tendas mas a edificar grandes e numerosos templos, reunindo também nas ruas milhares de pessoas inovando no Brasil uma forma dinâmica  de evangelização em massa sempre “TRANSMITINDO COM PRAZER DE DEUS A VOZ”.

 A Igreja do Evangelho Quadrangular não se limitou apenas a pregar  o Evangelho. Ela hoje se destaca também por sua obra social, pelos inúmeros projetos e programas sociais que desenvolve de norte a sul do Brasil, e também pela literatura que produz,  pela formação de  líderes e pastores e pelo envio de missionários  aos mais diversos países do mundo.


 Preciso também,  Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados lembrar a grande contribuição que esta Igreja já deu para o Parlamento Brasileiro e para o Congresso Nacional enviando para esta Casa grandes líderes e ilustres deputados, como nas décadas passadas o pastor Jaime Palharim, parlamentar  que tanto trabalhou em prol do Brasil. No passado recente o Deputado Pastor Reinaldo, lá do Rio Grande do Sul,  que ajudou a formar a atual  Frente Parlamentar Evangélica e nos deixou um legado de lutas como a batalha contra o infanticídio em áreas indígenas, a luta em defesa dos animais, a luta contra a pornografia e a pedofilia entre tantas outras. E agora,  os atuais deputados Mário de Oliveira, este em seu sexto mandato,  Josué Bengtson,  em seu terceiro mandato, Jeferson Campos,  também sem seu terceiro mandato e Sabino Castelo Branco, que está em seu segundo mandato. Homens que tem honrado este Parlamento com suas ações, iniciativas e com o compromisso de fazer sempre o melhor pelo povo brasileiro.

Precisamos também registrar que a Igreja Quadrangular também se destacou, há sessenta anos atrás,  por ter a coragem e a ousadia de ordenar mulheres como pastoras e obreiras. Lembrando que esta é uma  Igreja que nasceu pelo ministério de uma mulher, a inesquecível  evangelista  Aimee Semple McPherson.

E aqui, me permitam fazer uma homenagem a todas as pastoras e obreiras quadrangulares e esta homenagem quero fazer em nome da nossa querida Pastora Ozáide da cidade de Limeira  do Estado de São Paulo.  Uma mulher de fibra, um ministério de grandes realizações, uma líder de valor. à pastora Ozáide e todas as outras Ozáides quadrangulares meu abraço especial e minha admiração.

Quero também fazer uma homenagem aos pastores pioneiros desta grande Igreja, pastores que já com seus cabelos brancos, seus corpos frágeis ainda continuam na frente da batalha e a todos ele os homenageio em nome do  querido pastor  Henrique Alves Sobrinho, lá da cidade de São Carlos, também de meu estado.    



Por fim, queridos irmãos quadrangulares, finalizo meu discurso desejando que outros sessenta anos venham com mais vitórias e mais conquistas.

Concluo dizendo: “AVANTE POIS E SEM  PARAR O EVANGELHO ANUNCIAR, QUE CRISTO SALVA O PECADOR”   com a certeza que a Bíblia nos garante que  COM ELE SEMPRE HAVEMOS DE REINAR”.

Parabéns  minha querida Igreja do Evangelho Quadrangular. Vamos  continuar, juntos, ganhando O Brasil para Cristo!

Parabéns pastoras,  pastores, obreiras e obreiros.

Era  o que tinha a dizer.

Que Deus abençoe o Brasil!

Deputado Roberto de Lucena


Nenhum comentário:

Postar um comentário