quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os que perseveram em Cristo serão coroados

"Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus [ou Seus seres celestiais] e de glória e de honra o coroaste."   (Salmos 8:5)

Em primeiro lugar, é importante entender que coroa, na Bíblia, significa reconhecimento. Por exemplo, quando um rei é coroado, significa que todo o povo o reconhece como autoridade suprema. Davi aqui tem uma visão profética de que o futuro Messias seria feito, por pouco tempo, humano (menor que Deus), mas o coroaria de honra e glória. A tradução Almeida Corrigida Fiel (ACF) cita o mesmo texto desta forma:
"Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e honra o coroaste." (Salmos 8:5 - ACF)
Mil anos depois, Jesus vem à terra exatamente desta forma: feito 100% homem, mas coroado de honra e glória, tal como cita o texto. Tanto, que o autor de Hebreus cita essa passagem confirmando-a em Jesus Cristo, em Hebreus 2:6-9:
"antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]. Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio [humano]. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele [humanamente] sujeitas; vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça (favor não merecido) de Deus [a nós pecadores], provasse a morte por todo homem."
O objetivo deste texto é também mostrar que todos nós, humanos, apesar de sermos feitos menores que Deus e que os anjos, podemos também ser coroados de honra e glória se perseverarmos em realizar a obra de Cristo corretamente aqui na terra. Em outras palavras, Deus tem coroas de reconhecimento para cada um de nós. A Bíblia identifica cinco tipos de coroa que receberemos por parte de Deus Pai:

1. A Coroa de Justiça (2 Timóteo 4:8)
Viver uma vida justa diante de Deus certamente implicará nesta coroa. Não é fácil viver justamente em um mundo cheio de malignidade, masa recompensa eterna valerá a pena, mediante o esforço de se honrar a Jesus Cristo.

2. A Coroa Incorruptível (1 Coríntios 9:25-27)
Também é chamada muitas vezes de "coroa da vitória". Esta coroa é dada aos que negam-se a si mesmos e aos seus desejos pessoais, dando lugar a uma vida de fé em servir a Deus com serviço fiel.

3. A Coroa da Vida (Tiago 1:12 e Apocalipse 2:10)
Todos os que são perseguidos por causa da justiça da obra de Cristo na terra receberão esta coroa. Também conhecida como "a coroa dos mártires", ela já foi dada a todos os que foram perseguidos e mortos por causa de Jesus Cristo. Deus jamais deixa de reconhecer o esforço de quem paga um preço muito alto por causa da perseguição.

4. A Coroa de Alegria (1 Tessalonicenses 2:19)
Todos os que levam pessoas a Cristo receberão esta coroa. Os ganhadores de almas são os que receberão esse reconhecimento de Deus. Paulo era um ganhador de almas. Até mesmo os anjos se regozijam nos Céus quando alguém é salvo (Lucas 15:7).

5. A Coroa de Glória (1 Pedro 5:4)
Esta parece ser uma coroa especial dada aos líderes verdadeiros que ensinam e ministram a Palavra de Deus de forma correta, genuína e especial. Podem ser ministros, professores, mestres, evangelistas de crianças ou qualquer pessoa que faz com que a Palavra de Deus chegue fielmente a outros. Tais indivíduos nem sempre recebem reconhecimento em vida aqui na terra, mas certamente serão recompensados na vida eterna.
Nesta semana, reflita sobre como podemos ser candidatos a receber todas estas coroas da parte de Deus.

Será que estamos mesmo agindo em fidelidade com o Senhor Jesus aqui na terra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário