quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Grande Perigo da Arrogância, Soberba e Orgulho



Lc 10.17-20    17 Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem.     18 Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.     19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.     20 Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.     (ACF)

è Os discípulos receberam poder e autoridade do Espírito de DEUS, pela palavra de JESUS, para expulsar demônios de todos os tipos e derrotar a Satanás e seus terríveis ataques.   
Esse momento histórico, contemplado pelo Senhor (v.18), representa um marco no ministério de JESUS com seus discípulos em relação ao estabelecimento do Reino de DEUS.   
JESUS aproveita a euforia dos discípulos para lhes advertir sobre o grande perigo da arrogância, soberba e orgulho, que acomete a todos aqueles que se deixam inebriar pelas glórias do sucesso.    
Assim se deu a queda de Lúcifer, nome original do Diabo, vocábulo que a Vulgata latina traduziu pela expressão: “estrela da manhã”.    Evento este de tremendo impacto no universo e testemunhado por JESUS CRISTO no céu (Is 14:12).   
JESUS previne aos seus discípulos para manterem a humildade e o Louvor a DEUS por suas virtudes e realizações.    Caso contrário, correm o risco de terem o mesmo destino do Império Babilônico, rebaixado ao nível do pó, depois de ter sido exaltado como o mais poderoso entre os poderosos reinos da terra.   
O próprio  rei da Babilônio (região onde hoje se localiza o Iraque) foi usado pelos profetas do Senhor como prefiguração da “besta”, que se reeguerá e comandará a Babilônia dos últimos dias (Ap 13:4;  17:3 segundo a descrição do dirigente de Tiro em Ez 28).   
O próprio Satanás, ao admirar e exaltar seus atributos pessoais  -  deixando de considerar que todos lhe foram concedidos por DEUS, e para Sua Glória  -  cogitou ser semelhante a DEUS e por isso foi execrado da presença do Senhor.    Banido dos céus e rebaixado às regiões do inferno com a violência e a velocidade de um raio.    Portanto, a Salvação do ser humano é mais importante que o poder para realizar maravilhas e vencer o Diabo.    A salvação nos mantém humilde diante dos grandes feitos, e nos encoraja quando erramos e caímos.    
Ela registra o nosso nome no céu (Sl 69:28;   Dn 12:1;   Fp 4:3;   Hb 12:23;   Ap 3:5).

Pensemos Nisso!
Gentileza:  Pr  J. C. Madeira

madeira.jose@uol.com.br


ç======================è




Nenhum comentário:

Postar um comentário