sábado, 13 de agosto de 2011

A Minha Casa será Chamada CASA DE ORAÇÃO.

Mt  21:13  e lhes disse:  "Está escrito:  A minha casa será chamada casa de oração’;  mas vocês estão fazendo dela um  ‘covil de ladrões’".

èO termo grego original (to hieron), que significa “o templo”, indica toda a área sobre o monte Moriá, ocupada pelos diversos recintos e a corte do Templo.    No domingo, após a entrada triunfal, JESUS continua sua obra de purificação da Casa do Senhor, iniciada três anos antes (Jo 2.14).    Uma atitude para demonstrar o quanto os judeus haviam ofendido ao Senhor, permitindo que seus corações fossem corrompidos pela ganância, dominados pelo pecado e faltos de amor sincero para com DEUS e com seu próximo.    Isso ocorre infelizmente ainda hoje em alguns Templos Cristãos e entre seus membros.    JESUS citou as Sagradas Escrituras, usando da versão Septuaginta (AT em grego), os textos de ( Is 56.7 sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. com Jr 7.11 Tornou-se, pois, esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isso, diz o Senhor ).    As ofertas, taxas e compras de animais para sacrifícios no Templo só podiam ser pagas com moeda hebraica (siclo hebreu), pois as demais moedas eram cunhadas com a imagem de divindades pagãs ou do imperador, considerado pelos romanos e outros gentios como um deus.    Entretanto, esse serviço de troca de moedas (câmbio), compra e venda de animais e produtos para o sacrifício, deveria ser realizado com dignidade, no “grande átrio exterior dos gentios”, um espaço reservado para essas atividades com mais de cinqüenta mil metros quadrados (50.000 m2).    Todavia os cambistas estavam explorando os romeiros que vinham de muito longe e com dinheiro gentio para ofertar e sacrificar no Templo.    Além disso, a venda dos animais cultualmente aceitáveis tranformara-se apenas em lucrativo comércio, tanto que a área antes reservada já não comportava os estandes de vendas e haviam invadido até o recinto sagrado.    Vários sacerdotes lideravam a corrupção institucionalizada no Templo, posto que ao recebrem os animais para holocausto, em vez de efetuarem o ritual do sacrifício, matavam apenas alguns deles, e repassavam todos os demais para comerciantes fraudulentos, que os revendiam sucessivas vezes.

Pensemos Nisso!
Gentileza:  Pr  J. C. Madeira
madeira.jose@uol.com.br

ç======================è

Nenhum comentário:

Postar um comentário